Uma seresta com o Quarteto Tristão Júnior irá marcar a 25ª Semana Tristão Júnior e lembrar a passagem dos 150 anos de nascimento do compositor ituano Francisco de Assis Pacheco Neto, compositor de “Um samba na Penha”, de 1904, primeiro samba gravado no Brasil.
O evento, promovido pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e o Museu da Música-Itu, acontece no dia 16 de janeiro, às 19h30, no Espaço Fábrica São Luiz. A entrada franca.
Francisco de Assis Pacheco Neto nasceu em 8 de janeiro de 1865 e viveu em Itu toda a infância e juventude. Estudou música com o maestro Tristão Mariano da Costa (1846-1908) e, ainda jovem, em Milão (Itália), com Amintore Galli.
Compôs diversas óperas, a mais conhecida delas é Moema, a mais exibida no Brasil depois de O Guarany, de Carlos Gomes. Dedicou-se sobretudo à música popular para os teatros de revista, em São Paulo, Lisboa e no Rio de Janeiro, tornando-se nacionalmente conhecido.
Morreu no Rio de Janeiro em 1937, período em que trabalhava em parceria com Heitor Villa-Lobos na organização do grande movimento do Canto Orfeônico para todo o país. O acervo do Museu da Música guarda um livro de Cânticos Espirituais, oferecido pelo jovem músico ao seu mestre Tristão Mariano.
Hábitos Culturais Paulistas
Banda União dos Artistas encerra Semana Tristão Junior

Quer se expressar?

Your email address will not be published. Required fields are marked *