MÚSICA – Corporação Musical União dos Artistas
Comemora 99 anos
Fundada em 16 de junho de 1912, graças a abnegação de alguns músicos encabeçados por José Maria dos Passos, seu primeiro Maestro. Em 1939 foi inaugurada sua sede própria, construída com muito sacrifício, pelos próprios músicos. O salão da corporação leva o nome do grande maestro, compositor e músico Elias Lobo. A corporação tem em seus músicos e componentes a principal fonte de sobrevivência, pois não medem esforços para mantê-la viva e presente nos mais diversos eventos culturais da atualidade.
Dia 18 às 20h, Salão Maestro “Elias Lobo”,
Rua Santa Rita, 978, fone (11) 4023-1654.
Dia 19 às 11h, na Praça da Matriz
Atividade Gratuita
MÚSICA – Grupo Musical Chorinho
Grupo musical formado por 5 músicos que interpreta composições do gênero denominado “chorinho”. O repertório baseia-se em composições dos mais consagrados compositores brasileiros desse gênero. O
grupo é formado por : 
Gilmar de Campos: Bandolim e flautas; 
José Tabajara dos Santos: Clarineto e percussão;
Luis Mauricio Chierighini: Cavaquinho; 
José Tatangelo: Violão e
Diógenes Augusto: Pandeiro
Dia 12 às 11h, na Praça Padre Miguel.
Atividade gratuita

TEATRO – Espetáculo “Favores da Lua”
SINOPSE “Aquele que olha de fora através de uma janela aberta não vê nunca tantas coisas quanto aquele que olha uma janela fechada. Não há objeto mais profundo, mais misterioso, mais fecundo, mais tenebroso, mais radiante do que uma janela iluminada por uma candeia. O que se pode ver à luz do sol é sempre menos interessante do que o que se passa por detrás de uma vidraça. Nesse buraco negro luminoso vive a vida, sonha a vida, sofre a vida.” “Favores da Lua” é uma representação livremente inspirada nas obras de Charles Baudelaire e Paul Gauguin, com direção de Juliano Casimiro. É um espetáculo que tem o sonho como guia para a encenação, e que tenta articular questões teóricas referentes à teoria dos sonhos de Freud, as poesias em prosa de Charles Baudelaire, contidos no livro “Pequenos poemasem prosa – (O spleen de paris)”, e as pinturas de Paul Gauguin.
Data: dias 11 e 12 às 20h
Retirar convite na Secretaria da Cultura
Atividade gratuita
MÚSICA – Choro de Saia
O Tom Natural Itu 2011 está de volta para continuar animando os ituanos, com opções gratuitas de  entretenimento musical de artistas e revelações da região.  O projeto Tom Natural, da distribuidora Gas
Natural São Paulo Sul, conta com o apoio da Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura,
sendo uma realização da GPA Empreendimentos Culturais. O projeto recebe o incentivo da lei cultural Rouanet, do Ministério da Cultura. A programação do Tom Natural Itu permanece a mesma que já ganhou a simpatia do público, contemplando apresentações musicais gratuitas na Praça da Independência (Largo do Carmo). O palco das apresentações também continua sendo a carreta customizada do projeto que, ao se abrir, vira palco, com toda infra-estrutura de som e luz. No ano de 2000, na cidade de Piracicaba, nasceu um dos poucos conjuntos brasileiros composto por mulheres instrumentistas, empenhadas em resgatar e difundir o Choro, o Samba e a Seresta. A combinação de flauta, cavaquinho, violão, violão de sete cordas e pandeiro é tão antiga quanto a própria história do choro.
Vale ressaltar aqui, mais uma vez, que o CHORO DE SAIA é um dos poucos conjuntos brasileiros composto por mulheres instrumentistas, contando hoje com um solista do sexo masculino, e, seu foco  principal é difundir e resgatar o repertório do Choro, do Samba e da Seresta. Busca levar ao público toda a beleza e complexidade de uma musicalidade que está na alma musical do brasileiro, difundindo um repertório com peças de compositores renomados do choro e da MPB.
DATA : dia 11 às 20h na Praça do Carmo
Atividade gratuita

 
TEATRO –  “O grande grito”, peça de Gabriela Rabelo
SINOPSE O “espírito” de Mário de Andrade, Exu e Macunaíma estão aprisionados no depósito de uma Biblioteca Pública. Eles interagem com personagens do mundo real e nesses dois universos explodem as questões: qual o valor do passado? Do que não podemos abrir mão sob pena de nos desfigurarmos? O Grande Grito atrai pessoas interessadas pela vida e obra de Mario de Andrade, pesquisadores, professores, estudantes, artistas e muita gente jovem. Alguns assistiram ao espetáculo mais de uma vez e se mostravam emocionados com a história desse período da vida de Mario de Andrade, enquanto diretor do Departamento da Cultura.
Dia 20 às 14h somente para estudantes do Ensino Médio
LO CAL : Temec – Teatro Maestro Eleazar de Carvalho
Atividade gratuita
Seminário de Religiões de Matrizes Africanas Intolerância Religiosa e Racismo Fazem Mal a Saúde
Programação CineClube Osvaldo de Oliveira

Quer se expressar?

Your email address will not be published. Required fields are marked *