Ainda em fase de amadurecimento, a ideia está sendo chamada de VAP – Virada Ambiental Paulista, seguindo o modelo da já conhecida “Virada Cultural”, que começou na capital de São Paulo e hoje diversos municípios do estado realizam. Para dar cabo à mobilização, todos os setores ocupados com a questão socioambiental estão convidados a contribuir.
A proposta é reunir ambientalistas autênticos, educadores, juventudes, economistas solidários, consumidores conscientes, agroecologistas, movimentos de resistência urbana e rural, entre outros, durante 24 horas para a constituição de plataformas comuns que possam ser coletivamente pautadas.
Durante o dia, encontros temáticos organizados por diversos setores do movimento socioambiental vão colocar em debate suas bandeiras e definir estratégias e prioridades. À noite, uma extensa programação cultural dará visibilidades às diversas regionalidades de São Paulo. Candidatos à presidência e ao governo estadual serão convidados para participar deste momento, a fim de receberem das mãos de lideranças dos movimentos suas reivindicações.