Na última quarta-feira, dia 10, o Conselho Municipal de Política Cultural de Itu (CMPC – ITU) realizou Fórum Setorial de 2016, direcionado para área dos Trabalhadores da Cultura.
Esse ano, o CMPC-ITU se dedicará a realização dos Fóruns Setoriais de Cultura que são encontros para debates, avaliação do atual Plano Municipal de Cultura (PMC) e formulação de novas propostas para diversas áreas culturais. Além, de servir para que os interessados ao cargo de Conselheiro possam elaborar suas metas para o biênio (2017-2018) subsequente às eleições programadas para o final deste ano.
Os trabalhos do Fórum Setorial “Trabalhadores da Cultura” foram orientados pela conselheira Ana Paula Sbrissa; e coordenados pelos participantes, que elegeram Rafael Toschi Chiafarelli como Coordenador, e Renata Oliveira como Secretária. Na ocasião os participantes realizarm a revisão das metas do Plano Municipal de Cultura de Itu (PMC) para os segmentos.
O documento elaborado pelos participantes do Fórum está disponível para consulta no blog do Conselho: http://conselhoculturaitu.blogspot.com.br/p/foruns-setoriais-de-cultura.html.
No dia 14 de Setembro acontecerá o Fórum para o segmento “Cultura Audiovisual e Fotografia”, das 18h30 às 20h30, no Museu da Energia de Itu. Os interessados poderão se inscrever no período de 15 de Agosto a 01 de Setembro, no Blog do Conselho Municipal de Política Cultural de Itu.
Adesões
Devido à baixa adesão de participantes nos últimos fóruns realizados, o Conselho Municipal de Política Cultural de Itu realizará os próximos Fóruns agendados apenas quando houver quórum de inscritos (mínimo 10) e de participantes no dia do evento (metade do número de inscritos mais um).
Fóruns Setoriais de Cultura
Dando continuidade ao processo de adaptação do Conselho Municipal de Política Cultural da Estância Turística de Itu (CMPC) às exigências do Sistema Nacional de Cultura (SNC), durante o ano de 2016 serão realizados Fóruns Setoriais com objetivo de informar os interessados sobre as alterações para formação dos Conselhos de Cultura e incentivar o surgimento de possíveis lideranças para os segmentos estabelecidos na nova Lei: Fotografia; Artesanato; Educação Patrimonial; Audiovisual; Música; Teatro e Circo; Dança; Cultura Popular; Cultura Étnica; Trabalhadores Culturais; Expressões Literárias, Produção Editorial e Bibliotecas; Artes Plásticas; Setores de Inclusão Social; Fóruns Regionais de Cultura.