De 15 a 21 de maio acontece a 15ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Ibram em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio).
A 15ª Semana Nacional de Museus que tem como tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”: “A maneira mais usual da memória ser transmitida é por narrativas, que são elaboradas por meio de um processo dialético entre esquecimento e lembrança, em que o ‘esquecer’ tem um papel fundamental ao dar destaque àquilo que é “lembrado”. As narrativas são construídas tanto de silêncios quanto de sons, como ocorre com a música, que se apresenta como uma sequência ordenada de notas sonoras e pequenas pausas silenciosas. Assim como seria inaudível uma peça musical que contivesse todas as possibilidades sonoras existentes, seria ilegível uma narrativa que contivesse todas as histórias do mundo.
As narrativas, as histórias e também os discursos museológicos são construções sociais. Narrar o passado é reinventá-lo, é colocá-lo sob o filtro interpretativo de seu narrador, seja ele um livro, um jornal, uma pessoa, uma exposição, uma instituição” (Trecho de texto divulgação produzido com colaboração do Museu Histórico Nacional/ Instituto Brasileiro de Museus).
Nessa edição, mais de mil museus de todo o país oferecem ao público 3.000 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais!
Confira a Programação dos Museus de Itu:
http://guiadaprogramacao.museus.gov.br/pesquisar?estado=SP&cidade=3544&museu=&q=.
Mais informações: http://guiadaprogramacao.museus.gov.br/