Itu recebe entre os dias 17 e 19 de maio a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo Itinerante, que tem o intuito de oferecer uma série de atividades gratuitas. A formação de novos públicos é uma das principais metas da direção da Fundação Osesp – organização social responsável orquestra. O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
A ideia é que os profissionais da Osesp fiquem instalados os três dias na cidade em uma espécie de imersão musical com a proposta de estender ao público do interior do estado as diversas atividades realizadas pela orquestra em sua sede, a Sala São Paulo.
A Osesp Itinerante também oferece ao público uma série de atividades musicais e educacionais inteiramente gratuitas, que incluem concertos sinfônicos ao ar livre; oficinas de instrumentos tanto para alunos de música como para interessados em geral, ministradas pelos próprios instrumentistas da orquestra; cursos de apreciação musical com professores especializados e diversos concertos de música de câmara e coral.
O projeto da Osesp Itinerante também tem um blog para que o público possa acompanhar as atividades e saber o que anda acontecendo em cada local visitado. Qualquer pessoa pode acompanhar o dia-a-dia dos músicos e da equipe. Para isso, basta acessar osespitinerante.wordpress.com.
Desde o início, o projeto de itinerância conta com o co-patrocínio do SESC São Paulo, com a realização do Governo do Estado de São Paulo e o apoio do Projeto Guri.

Inscrições

As inscrições para oficinas de instrumentos e curso de Apreciação Musical devem ser feitas no site www.osesp.art.br/itinerante. Havendo disponibilidade de vagas, as inscrições também poderão ser feitas no local do curso antes do início da atividade. Em Itu os cursos serão realizados no Teatro Maestro Eleazar de Carvalho, localizado na Rua Cuiabá, nº 61, Bairro Brasil. As vagas são abertas nas semanas que antecedem a visita a cada cidade.

Oficinas

As Oficinas de Cordas, Madeiras e Metais duram cerca de duas horas e podem caminhar por diversas áreas, desde dicas de aprendizado e aperfeiçoamento, demonstrações dos instrumentos, explicações sobre as possíveis formações de câmara e execução comentada de trechos de obras. Poderão participar das oficinas pessoas com ou sem conhecimento musical. Aos alunos de música, é sugerido levar seus instrumentos.

Curso de apreciação musical

Destinado igualmente ao público com ou sem conhecimento musical, é composto por três módulos de três horas cada que procuram cobrir o vasto território musical, abrangendo diversas escolas e épocas (da Antiguidade ao Expressionismo). As aulas acontecem diariamente, todas as manhãs, nos três dias em que o grupo estiver na cidade visitada.
PEGADA ECOLÓGICA
BIENAL NO SESI-SP

Quer se expressar?

Your email address will not be published. Required fields are marked *