O Museu da Energia de Itu, com o patrocínio da Gás Natural Fenosa, inaugurou a exposição “1932, o Ano da Revolução Paulista”. A mostra, que integrou as comemorações do Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, conta a história da mobilização que teve a participação de diferentes setores da sociedade paulista da época, inclusive trabalhadores do setor de energia.
Os visitantes terão a oportunidade de conferir, por meio de fotos históricas, alguns dos acontecimentos mais marcantes da revolução: o alistamento e os exames médicos dos soldados, a preparação das mulheres para atuarem como enfermeiras durante os confrontos, e até a participação de indígenas na batalha. Além das imagens, a exposição traz também documentos da época. Todo o acervo pertence ao Núcleo de Documentação e Pesquisa da Fundação Energia e Saneamento.
A Revolução de 32 foi um marco na formação do povo paulista. Suas bandeiras, a constitucionalização do país e a autonomia e superioridade de São Paulo, defendidas pela elite, sensibilizaram grande parte da população, que aderiu às manifestações.
O apoio da Gás Natural Fenosa ao projeto marca o início da parceria com o Museu da Energia de Itu e reforça a participação ativa da empresa nos temas de interesse da população ituana.
A exposição “1932, o Ano da Revolução Paulista” estará aberta para visitação até o dia 30 de setembro. Entrada franca.
Agendamento de Visitas
Além da visitação espontânea, o Museu da Energia oferece visita monitorada para escolas. O agendamento pode ser realizado através do e-mail itu@museudaenergia.org.br ou pelo telefone 4022 6832.
Serviço
Exposição “1932, o Ano da Revolução Paulista”
3ª a domingo e feriados
10h às 17h
Entrada Franca.
***************************
Museu da Energia de Itu
Rua Paula Souza, 669. Centro. Itu/SP
11 4022 6832
itu@museudaenergia.org.br
www.energiaesaneamento.org.br
www.twitter.com/museudaenergia