O Museu da Energia de Itu, com o patrocínio da Gás Natural Fenosa, inaugurou a exposição “1932, o Ano da Revolução Paulista”. A mostra, que integrou as comemorações do Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, conta a história da mobilização que teve a participação de diferentes setores da sociedade paulista da época, inclusive trabalhadores do setor de energia.
Os visitantes terão a oportunidade de conferir, por meio de fotos históricas, alguns dos acontecimentos mais marcantes da revolução: o alistamento e os exames médicos dos soldados, a preparação das mulheres para atuarem como enfermeiras durante os confrontos, e até a participação de indígenas na batalha. Além das imagens, a exposição traz também documentos da época. Todo o acervo pertence ao Núcleo de Documentação e Pesquisa da Fundação Energia e Saneamento.
A Revolução de 32 foi um marco na formação do povo paulista. Suas bandeiras, a constitucionalização do país e a autonomia e superioridade de São Paulo, defendidas pela elite, sensibilizaram grande parte da população, que aderiu às manifestações.
O apoio da Gás Natural Fenosa ao projeto marca o início da parceria com o Museu da Energia de Itu e reforça a participação ativa da empresa nos temas de interesse da população ituana.
A exposição “1932, o Ano da Revolução Paulista” estará aberta para visitação até o dia 30 de setembro. Entrada franca.
Agendamento de Visitas
Além da visitação espontânea, o Museu da Energia oferece visita monitorada para escolas. O agendamento pode ser realizado através do e-mail itu@museudaenergia.org.br ou pelo telefone 4022 6832.
Serviço
Exposição “1932, o Ano da Revolução Paulista”
3ª a domingo e feriados
10h às 17h
Entrada Franca.
***************************
Museu da Energia de Itu
Rua Paula Souza, 669. Centro. Itu/SP
11 4022 6832
II Semana do Folclore em Porto Feliz
Sistema Estadual de Museus de SP divulga atividades

Quer se expressar?

Your email address will not be published. Required fields are marked *