A Semana da Cultura e Incentivo à Leitura, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura de Itu, acontece de 04 a 10 de novembro com atividades para crianças, jovens e adultos. Serão palestras, apresentações musicais, contações de histórias, jogos, workshop e muitos outros eventos.
Um dos destaques da programação é a abertura da “Casa da Praça”, que será realizada na quarta-feira, dia 6, oferecendo ao público um novo espaço de referência cultural da Secretaria Municipal de Cultura, localizado na Praça Padre Miguel, 56, Centro.
O local abrigará as aulas da Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística) Manolo Santoro, o Museu de Arte Sacra (Mas) Padre Jesuíno do Monte Carmelo, a Pinacoteca Almeida Junior, com as réplicas das obras da fase caipira do pintor ituano e o Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu (Mahmi).
Neste ano, devido ao grande sucesso, também haverá a distribuição gratuita de livros, conforme aconteceu em 2012, quando exemplares foram deixados em bancos de praças, pontos de ônibus entre outros lugares públicos para serem encontrados pela população. Todos os livros terão uma folha explicando que, quem o encontrou, acaba de ganhar um livro e que, depois de ler pode emprestá-lo a um amigo, irmão, vizinho ou qualquer outra pessoa que queira ler.
A Semana da Cultura e Incentivo à Leitura tem como objetivo fazer com que o cidadão de Itu conheça sua própria história, contada por meio de suas tradições. Nesta grande festa popular, a pluralidade da música, da dança e da literatura estarão nas praças, nos espaços culturais e em toda a cidade, mostrando suas cores, seus ritmos e sua beleza.
Alguns exemplos são a apresentação da Orquestra Ituana de Viola Caipira, abrindo a exposição “A moda de viola”, no Museu da Música, no dia 07 de outubro, às 19h30; a apresentação do grupo de Catira “Botas de Ouro”, no Espaço Fábrica São Luiz, às 20h, no dia 08 e a apresentação do Samba de Roda de Pirapora (samba paulista), no domingo, às 11h, na Praça Padre Miguel (Matriz).
A Semana da Cultura e Incentivo à Leitura tem o apoio do Museu Republicano Convenção de Itu, Museu da Música-Itu, Museu da Energia-Itu, Colégio Almeida Júnior, Academia Ituana de Letras e Secretaria Municipal de Educação.