Para relembrar os antigos carnavais ituanos, uma Caminhada Musical será realizada no dia 08 de fevereiro, como parte das comemorações dos 403 anos da cidade. A caminhada será nos moldes da Caminhada Luminosa já realizada em anos anteriores, e tem como objetivo recuperar a memória dos antigos carnavais com os cordões, blocos e os famosos bailes de salão.
O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Itu, recebeu o nome de “Ô abre alas que vamos passar”, frase de autoria de Chiquinha Gonzaga, primeira compositora brasileira e aluna do ituano Maestro Elias Álvares Lobo.
A Caminhada Musical acontece em volta da Praça Padre Miguel (Matriz) e começará em frente à igreja. Pierrot e Colombina serão os mestres de cerimônia do evento e o primeiro grupo começará o cordão cantando “Ô abre alas”. A próxima parada será em frente à Senzala, quando o segundo grupo cantará “Estrela Dalva”, de Herivelto Martins, juntando-se ao cordão. As demais paradas acontecerão da mesma forma até se chegar diante do Ituano Club, que estará todo iluminado, onde também serão cantadas músicas antigas, além de uma breve fala sobre a história do Carnaval, do clube e da cidade.
Em seguida haverá a apresentação de uma banda de Carnaval no coreto da praça, finalizando a caminhada com um grande baile de Carnaval. Quem participar, além de acompanhar as tradicionais marchinhas de carnaval terá grandes surpresas que encantarão a todos.
Na ocasião também serão lembrados os grandes bailes de Carnaval que eram realizados no Ituano Club e que reuniam centenas de pessoas.