O documentário “História de Salto e a Imigração Italiana”, dirigido por Barros Freire, com roteiro de Jonas Soares de Souza, será exibido no dia 22 (sábado), às 15h, no Museu da Energia de Itu. O vídeo celebra o Momento Itália-Brasil e homenageia a forte presença italiana em Salto, com uma dedicação especial ao historiador Ettore Liberalesso, falecido recentemente, e à família Dalla Vechia.
Com apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria de Cultura do Governo de São Paulo, o documentário integra a série Monumentos Históricos. No vídeo, diversos aspectos da história de Salto são explicados pelo historiador Valderez Antonio Bergamo Silva, como a importância da Cachoeira para a o desenvolvimento da cidade, sua fundação em 1698, a chegada dos italianos, etc.
O documentário faz um percurso pela cidade, revelando lugares como o Memorial do Rio Tietê, o Caminho das Esculturas, o Museu da Cidade, entre outros espaços. Réplicas de telas famosas retratando o Tietê, fotografias antigas e músicas ajudam a recontar a história de Salto e a influência da imigração italiana. Outros entrevistados colaboram, ainda, para aprofundar a riqueza de histórias relacionadas ao tema, como os professores Anicleide Zequini, Amauri Arfelli e Geraldo Garcia.
A edição do documentário “História de Salto e a Imigração Italiana” é de Alfredo Emil e a arte da capa foi desenvolvida pelo designer Juliano Shigueru, com coordenação de Domitila Gonzales.*