O filme “Mazzaropi: Feição e Prosa” será exibido, gratuitamente, no Cineclube Osvaldo de Oliveira, em Itu, neste sábado, dia 23 de julho, às 19 horas. O Diretor Luis Otávio Santi foi convidado para uma mesa de discussões após a exibição. O local da projeção será o Sincomércio, no centro da cidade.
MAZZAROPI – FEIÇÃO E PROSA (2008)
O documentário de Luiz Otávio de Santis, que visita o universo de Mazzaropi ator e produtor, enfocando aspectos dramáticos e geográficos, incluindo músicas e compositores que conviveram com ele. Músico de raiz e testemunha histórica, Negão dos Santos nos acompanha numa viagem pelos cenários criados e vividos pelo mais popular cineasta brasileiro da história, Amacio Mazzaropi (1912-1981). O filme constrói paisagens sonoras e visuais que dão contorno à figura atual do “caipira”, dos seres do campo do Vale do Paraíba, São Paulo.Uma jornada com o personagem pobre rural, local do típico caipira paulista.
Currículo do Diretor:
Luiz Otavio de Santi é cineasta e professor de Roteiro cinematográfico na FAAP; Estética fílmica na Pós Graduação, FAAP; foi professor de Estética e filosofia no curso de jornalismo da Unitau, em Taubaté, SP. Pesquisador de cinema, mestre em comunicação e semiótica pela puc-sp. Dirigiu e roteirizou o longa documentário Mazzaropi, Feição e Prosa, 82’. Com este filme participou dos festivais Câmera Mundo- Rotterdam; e Cinesul-Mercosul, Rio, 2009. Dirigiu e roteirizou o documentário, 60 minutos, “Mazzaropi: o cineasta das platéias”, produção independente de 2002, pelo Instituto Mazzaropi, com lançamento no mesmo ano, em circuito televisivo (Canal Brasil e tv globo vanguarda); mostra no CCBB, São Paulo. Roteirizou (em fase de desenvolvimento de projeto) o longa “O Fingidor”, adaptação da peça homônima de Samir Yazbek, sobre o poeta Fernando Pessoa.Roteirizou e dirigiu o curta ficção “Quando Ela Passa”, 2001, divulgado em mostras e circuito universitário. Co-roteirizou o curta “Aurora”, com Beto Brant e Renato Ciasca, 1987.Trabalhou na Espiral filmes e Publifimes, como assistente de montagem em centenas de comerciais de Tv e documentários, anos 80.Premiado no concurso Xérox do Brasil, 2001, com o livro “Uma voz no Cinema”, que trata de cinema e poesia.Premiado como co-roteirista de “Aurora”, melhor curta em Brasília, 1987, em parceria com Beto Brant e Renato Ciasca.
Serviço
Gênero: Documentário
Direção: Luiz Otávio de Santis
Idioma: Português
Ano de Produção: 2008
País de Produção: Brasil
Duração: 81 min
Local: Sincomércio – Rua Maestro José Victório, 137, Centro – Itu
Museu da Energia de Itu apresenta nova Exposição.
Curso de Capacitação: “Elaboração de projetos para captação de recursos para o Patrimônio Cultural Rural Paulista”

Discussion

Quer se expressar?

Your email address will not be published. Required fields are marked *