Inaugurada em comemoração aos 15 anos do Museu da Energia de Itu, a exposição inédita “Os ituanos e a chegada da luz” revela como se deu a chegada da iluminação pública na cidade e a evolução do sistema, desde os tempos dos postes a querosene até o fornecimento atual por energia elétrica. A mostra, realizada a partir do acervo da Fundação Energia e Saneamento e do Museu Republicano Convenção de Itu, também busca revelar quais impressões a implantação do sistema causou nos ituanos, baseando-se no registro em crônicas e notícias nos jornais locais do início do século passado.
Montada no piso térreo do Museu, a exposição também leva o público a uma viagem ao passado, apresentando os fatos mais importantes que envolveram a iluminação em Itu, como a figura do “homem vagalume”, responsável por acender os lampiões públicos a querosene; o ambiente das festas de interior iluminadas por mortiças e candeias; a primeira tentativa de iluminação elétrica, feita pelos irmãos Valentini em 1904; entre outras curiosidades. Os visitantes poderão, ainda, conferir objetos, mapas, jornais, fotografias e até uma área cenográfica que reproduz a antiga agência de atendimento da São Paulo Tramway Light and Power Co, companhia responsável pelo fornecimento de energia elétrica na cidade durante cinco décadas.
Gratuita, a mostra seguirá aberta por tempo indeterminado aberta à visitação das 14h às 17h. Nos demais dias, de terça-feira a sábado, das 10h às 17h.
O Museu de Energia de Itu foi inaugurado em 14 de dezembro de 1999 e foi a primeira unidade museológica implantada pela Fundação Energia e Saneamento.
História da energia elétrica na Cidade
Em Itu, a eletricidade teve início no alvorecer do século XX, quando capitalistas pertencentes às tradicionais famílias da região fundaram, em 1903, a Companhia Ytuana de Força e Luz. No ano seguinte, formalizava-se um contrato entre a Companha e a Câmara Municipal para a distribuição de luz e força elétrica ao município. Em 1906, a Companhia Ytuana inaugurou a Hidrelétrica de Lavras, localizada na Vila do Salto de Itu e, no mesmo ano, começou a fornecer iluminação pública aos ituanos. Já em 1908, a Companhia comprou o sobrado da família Corrêa Pacheco – atual Museu da Energia – e nele instalou sua sede e agência de atendimento público.
A chegada da energia elétrica mudou o cotidiano dos ituanos. Esse processo ficou registrado pelos cronistas locais, em especial na obra de Francisco Nardy Filho (1879 – 1959), sendo acompanhado pelos moradores por meio dos jornais da época.
Sobre a Fundação Energia e Saneamento
Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia, do Espaço das Águas e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais.
EMPRESAS MANTENEDORAS
AES Eletropaulo, Sabesp, Cesp e EMAE
Serviço
Exposição “ Os ituanos e a chegada da luz”
Onde: Museu de Energia de Itu
Horário: Das 10 às 15 horas
Local: Rua Paula Souza, 669, no Centro.
Entrada: Gratuita