Se voltarmos no tempo à procura de pesquisas sobre a cultura, encontraremos estudos esparsos, comprovando que o mapeamento cultural no Brasil é uma atividade recente. Mais do que uma atividade, uma política recente, que possibilita conhecer as deficiências e pontos fortes da área cultural. Aos poucos, são descobertas as variações sobre a existência de cinemas nos municípios, o quantitativo de bibliotecas formais e sua distribuição pelo país e até mesmo sobre os hábitos culturais do brasileiro, que vemos mudar a cada nova série histórica. Para além de informar, esses dados acabam atuando como bússolas para a elaboração de políticas públicas. No entanto, o desenvolvimento de pesquisas ainda não segue uma constante, o que torna preciosas ações como a investigação patrocinada pela CPFL Energia para mapear os hábitos culturais da população paulista.
A ideia da pesquisa foi desenvolvida pela J. Leiva Cultura e Esporte; os questionários, abordagens e compilações dos resultados ficaram a cargo do Datafolha; e a análise das informações coube à Fundação Getúlio Vargas – FGV. Da união de três empresas com especialidades complementares surgiu a pesquisa, parcialmente apresentada ao público no último dia 21 de outubro, no seminário Como investir em cultura. Realizado na Estação Pinacoteca (SP), o evento reuniu especialistas renomados do setor cultural para o debate das principais questões destacadas no estudo.
Dados da pesquisa
Ao todo, foram ouvidas 2.214 pessoas, de 82 cidades do Estado de São Paulo, entre 24 de agosto e 20 de setembro de 2010. Alguns dos resultados, você confere agora:
O que é cultura?
•    Para 30% dos entrevistados, cultura é um conjunto de atividades culturais, como teatro, cinema e música; 22% relacionaram a cultura à educação, como um processo de aprendizado; 18% acham que a cultura engloba atividades de lazer e entretenimento; 9% responderam que a cultura é a identidade, a história e a tradição de um povo; 7% disseram que cultura era conhecimento e saber; 6% associaram o conceito a acesso, direito à cultura, lazer e educação; e 5% entendem a cultura como costumes e hábitos.
•    Independente do nível econômico e da formação educacional, o paulista, de forma geral, considera a cultura como algo importante.
•    Música (13%), carnaval (12%) e futebol (10%) aparecem como os três ícones da cultura brasileira, na opinião dos paulistas.
•    Quando a pergunta é o que melhor representa o Estado de São Paulo, os eleitos são teatro (6%), música (6%) e futebol (5%).
•    56% dos entrevistados já participaram de alguma atividade cultural: teatro (34%), coral/canto (21%), dança/balé (19%), música instrumental (17%), exposição de artes (14%), banda/grupo musical (12%), circo (3%) e cinema (3%). A pesquisa revela ainda que as instituições de ensino – escolas e faculdades – são as principais responsáveis por proporcionar o contato com atividades culturais. Sendo que teatro, dança/balé, música instrumental, exposição de artes e banda/grupo musical são atividades mencionadas, principamente, por pessoas das classes A e B, entre 12 e 25 anos, que cursam os ensinos médio e superior.
•    Entre as atividades culturais que costumam realizar, 97% ouvem música e 87% assistem filmes no DVD.
•    Na divisão por gêneros, os homens preferem cinema, shows, rodeios e turismo ecológico; enquanto as mulheres mencionaram livros e espetáculos de dança – o que inclui as apresentações dos filhos na escola.
Infra-estrutura e acesso – Cultura nas pequenas, médias e grandes cidades
•    Os moradores de cidades de pequeno porte são mais críticos com relação à falta de equipamentos culturais, principalmente de cinema, de teatro e de museus.
•    84% dos habitantes acham que as cidades deveriam ter um número maior de espaços para a prática de atividades culturais.
•    38% revelam ir a outras cidades para participar de atividades culturais.
Economia da Cultura, informação e indicadores
•    16% dos entrevistados conhecem o Vale Cultura.
•    84% gostaram do conceito do Vale Cultura e 80% têm intenção de usar o benefício.
•    Com o que gastariam o Vale Cultura: CDs de música (47%); cinema (44%); DVDs de show ou filmes (39%); livros não didáticos (28%); ingressos para teatro (26%); ingressos para shows/concertos musicais (24%); jornais e revistas (15%); turismo cultural (13%); ingressos para rodeios/festa do peão (13%); ingressos para museus (11%); ingressos para circo (7%); ingressos para espetáculos de dança/balé (7%); não usariam o Vale Cultura (3%).      
Para consultar a pesquisa acesse:
Pesquisa inédita revela hábitos culturais do brasileiro
25ª Semana Tristão Júnior

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