Referência na cena musical, o quarteto apresenta o espetáculo
Lundu de Marruá, em Itu, no dia 28 de maio, com entrada franca
O grupo Lira d’Orfeo, de São Paulo, volta a proporcionar ao público uma viagem sonora criativa e instigante ao rico universo dos lundus e das modinhas. Com o projeto Lundu de Marruá, aprovado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria do Estado da Cultura/2010, o conjunto se apresenta em Itu, no Espaço Cultural Almeida Júnior, no dia 28 de maio (sábado), às 19h30, com apoio da Prefeitura de Itu. A entrada é franca.
Com uma formação instrumental rica em timbres, Rosemeire Moreira (soprano), Sarah Abreu (mezzo soprano convidada), Edilson de Lima (guitarra francesa e guitarra barroca) e Milton Castelli (viola caipira – convidado) interpretam um repertório constituído de modinhas e lundus dos séculos 18 e 19, pesquisado nos principais arquivos no Brasil e no exterior.
“A modinha pode ser caracterizada como canção de amor, sempre delicada e singela; o lundu, por sua vez, além da influência da música negra dessa época tem texto mais jocoso, brincalhão e até malicioso”, explica o músico Edílson de Lima, diretor musical do projeto e idealizador do grupo. Cada apresentação será precedida da palestra A Modinha e o Lundu, dois clássicos nos dos trópicos, por Edilson Lima.
O nome escolhido para o projeto, Lundu de Marruá, se constitui de uma corruptela popular da expressão lundum de mon roi, inspirada em uma partitura provavelmente composta no Brasil e depositada na Biblioteca Nacional de Lisboa. Entre as músicas resgatadas e interpretadas nos espetáculos estão Iaiá, você quer morrer, de Xisto Bahia (1841-1894); É delícia ter amor, anônimo, séc. 18; Acaso são estes de T. Antonio Gonzaga (1767- 1810).
Com uma sólida carreira e referência na cena musical, Lira d´Orfeo tem se apresentado em diversos pontos culturais, como Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural Adamastor de Guarulhos, Instituto Cervantes da Embaixada Espanhola, Páteo do Colégio e Museu da Língua Portuguesa, entre outros. Em 2007, gravou seu segundo CD, Lundu de Marruá (Paulus).
Serviço
Lundu de Marruá
Data: 28de maio, 19h30
Local: Espaço Cultural Almeida Júnior (Rua Paula Souza, 664, Centro. Itu. SP)
Fone (11) 4013-7720
Entrada Franca
Data: 28de maio, 19h30
Local: Espaço Cultural Almeida Júnior (Rua Paula Souza, 664, Centro. Itu. SP)