Na última segunda-feira, dia 27 de março, ocorreram às eleições dos representantes da Sociedade Civil para o Conselho Municipal de Política Cultural de Itu. Esse processo atende as exigências da Lei nº 1.851/2016 que dispõe sobre a reestruturação do da Entidade em conformidade com as diretrizes do Sistema Nacional de Cultural (SNC), ao qual o município de Itu aderiu em 2013.
De acordo com a legislação vigente, o Conselho será composto por 28 representantes, de forma paritária entre o Poder Público e a Sociedade Civil.
A Sociedade Civil é representada através de segmentos artísticos e culturais, considerando as dimensões simbólicas, cidadã e economia cultural.
Os representantes Titulares e Suplentes da Sociedade Civil e do Poder Público tomarão posse no dia 03 de maio de 2017, no Auditório da Prefeitura de Itu.
De acordo com a lei nº 1.851/2016, os eleitos deverão elaborar seu Regimento Interno no prazo de um ano e eleger, entre seus membros, o Presidente e o Secretário-Geral, com seus respectivos suplentes.
Além, dessas ações, os eleitos deverão definir o processo para eleição de representantes Suplentes para alguns segmentos da Sociedade Civil que não tiveram candidaturas suficientes para eleição.
Representantes da Sociedade Civil eleitos:
Fotografia
Titular: Tatiane Nascimento
Suplente: **********************
Artesanato
Titular: Élida Marques
Suplente: Cristina Cardoso Silva D’Ávila Queiroz
Educação Patrimonial
Titular: Marcelo Henrique Leite
Suplente: Andrea Trus
Audiovisual
Titular: Erik Tavernaro
Suplente: **********************
Música
Titular: Ricardo da Silva Manoel
Suplente: Carlos Eduardo Teixeira
Teatro e Circo
Titular: Ricardo Vandré
Suplente: Sandra Regina Lins
Dança
Titular: Bernadete Gardiman Medina
Suplente: **********************
Cultura Popular
Titular: Samuel Benedito da Silva
Suplente: Carlos Diego
Cultura Étnica
Titular: Fátima do Carmo Silva
Suplente: Alessandra Silva dos Santos
Trabalhadores da Cultura
Titular: Sérgio Christo
Suplente: **********************
Expressões Literárias, Produção Editorial e Bibliotecas
Titular: Marcelo Aglio
Suplente: Douglas Batalha
Artes Plásticas
Titular: Daniela Noronha
Suplente: **********************
Setores de Inclusão Social
Titular: Nando Bolognesi
Suplente: **********************
Conselho Municipal de Política Cultural de Itu
O Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) criado em 27 de agosto de 2010, é um órgão de caráter permanente, consultivo e de assessoramento ao Executivo Municipal, na matéria relativa ao desenvolvimento cultural do Município, visando à coordenação de esforços entre o Poder Público e a Sociedade Civil, e deliberativo no que tange exclusivamente a gestão do Fundo Municipal de Cultural, juntamente com o Executivo. Possui ainda caráter fiscalizador e atua na formulação de estratégias e controle da execução das políticas públicas de cultura para a área. É um instrumento que assegura a participação da sociedade civil nas proposituras que fomentam, implementam e regularizam o desenvolvimento da política cultural ituana, escolhidos entre pessoas de reconhecida idoneidade, vivência e representatividade no meio cultural do Município, em paridade com os representantes da Sociedade Civil, o CMPC contempla o mesmo número de representantes do Poder Público, a serem indicados pelo Prefeito.
O processo chegou ao fim, Ana e Fernanda. Parabéns ao Conselho de Politica Cultural, que desde 2009 luta para a chegada desse dia. É bom lembrar que muitos criticaram, outras desacreditaram, outros desestimularam e poucos confiaram. Tudo está feito, de forma legal e democrática. Sem violência, sem grandes alardes. Aos que entram, sucesso e bom trabalho.