Sistema Municipal de Cultura: o que pensam nossos candidatos
No último mês de maio, o Conselho Municipal de Política Cultural de Itu (CMPC) iniciou contatos com todos os candidatos à prefeitura de Itu, para agendamento de entrevistas sobre temas de interesse da área cultural.
Fomos recebidos, nessa ordem, por Mônica Seixas, Guilherme Gazzola, Oswaldo Sonsini e Neto Beluci. Todos responderam à seis questões elaboradas pelos conselheiros, com objetivo de esclarecer o posicionamento dos candidatos sobre a construção do Sistema Municipal de Cultura, já em andamento.
O Município de Itu aderiu ao Sistema Nacional de Cultura no ano de 2013 e, a partir daí, iniciaram-se as adaptações necessárias para cumprimento de todas as exigências federais que propiciarão condições mínimas para uma gestão cultural transparente, eficiente e democrática.
O Conselho Municipal de Política Cultural representa a sociedade civil e todos desejamos ver finalizado esse processo, com a implantação do Fundo Municipal de Cultura, a construção de ferramentas para levantamento de indicadores culturais, a criação de leis e editais de incentivo à cultura, novos equipamentos culturais e todos os demais instrumentos previstos na Lei de Criação do Sistema Municipal de Cultura (Lei n. 1.619 de 13 de dezembro de 2013).
O Plano Municipal de Cultura está em vigor e suas estratégias precisam constar no programa de todos os candidatos. Como representantes da sociedade civil, o Conselho se posiciona firmemente pela continuidade desse processo, que resultará em políticas públicas inclusivas, que atendam a toda diversidade cultural local e independentes de ideologias ou partidos políticos.
A partir do dia 22 de setembro todos os vídeos estarão disponibilizados no Blog oficial do Conselho, e na rede social, Facebook. Assista, reflita e compartilhe.
Nota: O Conselho Municipal de Política Cultural de Itu contatou a candidata Rita Passos, através de e-mails, telefonemas e rede sociais. Mas até a finalização dos trabalhos (15/09/2016), sua assessoria de imprensa não retornou nenhuma das tentativas.
No último mês de maio, o Conselho Municipal de Política Cultural de Itu (CMPC) iniciou contatos com todos os candidatos à prefeitura de Itu, para agendamento de entrevistas sobre temas de interesse da área cultural.